10 de fevereiro de 2007

Quem, eu?

Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó...?"
Êxodo 3:11
Leia:
Êxodo 3:1-15


Algumas vezes que tentei consertar o encanamento na minha casa acabei piorando a situação. Tentamos ajudar e nos metemos em confusão e problemas.
Moisés estava no deserto cuidando do rebanho de seu sogro. Sua tentativa de "fazer justiça", 40 anos antes, o obrigara a refugiar-se no deserto (ver Êxodo 2:11-25; Atos 7:20-30). Lá Moisés teve tempo para refletir sobre os equívocos que havia cometido. No deserto teve um encontro com Deus. Ele era pastor de ovelhas e Deus o chamou para ser pastor do povo de Israel. Moisés não gostou do plano. Ele havia aprendido quais eram os seus limites. Não se achava capaz de realizar a tarefa de livrar os israelitas da opressão no Egito.
Temos perdido nosso idealismo. Tornamo-nos pragmáticos e cansados em relação à vida. Por favor, Deus, não invente nenhum plano grandioso para mim! Por que eu correria o risco de fracassar?
Por quê? Porque alguém está do nosso lado para nos segurar quando tropeçamos. Deus disse a Moisés: "Eu estarei com você." No texto de Hebreus, aquela promessa esta relacionada ao nome de Deus: EU SOU. Este é o mesmo nome que Jesus reivindica para si (ver João 8:58; 10:30). Assim como prometeu, ele está sempre conosco (Mateus 28:20).

Pense: Deus nos encontra no deserto e tem planos audaciosos para nossa vida.

Ore: Pai, tu me encontraste quando eu estava me escondendo de ti, afogado em autopiedade. Tira-me deste estupor. Envolve-me em teus planos e capacita-me para ir para onde me enviares.
Em nome de Jeus. Amém.

Nenhum comentário: